segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NOVAS DIRETRIZES PARA A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA

O INCA atualizou as diretrizes para a detecção precoce do câncer de boca. O Instituto deixou de preconizar o autoexame e o rastreamento populacional após a avaliação de diversos estudos e pesquisas recentes, que demonstram não haver evidências científicas de que as medidas tenham conseguido reduzir o número de novos casos ou baixar a taxa de mortalidade pela doença.
Para a detecção precoce da doença, o Instituto recomenda procurar de imediato um dentista ou médico caso surja lesão na boca que não cicatrize em até 15 dias. Os casos suspeitos serão encaminhadas para um especialista, normalmente o estomatologista, que é o especialista que trabalha com prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que se manifestam na cavidade bucal, entre elas o câncer.
Pessoas que fumam e consumidoras frequentes de álcool devem ter cuidado redobrado.
O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral. Assim como a maioria dos outros tipos de câncer, o de boca tem relação com fatores ambientais, como a escolha de estilos menos saudáveis de vida (exposição ao sol, fumo e álcool).
Em geral, o tratamento é feito com cirurgia e radioterapia, isolados ou associados. A quimioterapia também pode ser usada em alguns tipos. O atendimento é multidisciplinar, podendo envolver, além dos profissionais de odontologia e cirurgia de cabeça e pescoço, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

QUANDO SE PREOCUPAR:
Os principais sintomas do câncer de boca são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam no prazo de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e bochecha; nódulos no pescoço; rouquidão persistente. Nos estágios mais avançados da doença, o paciente apresenta dificuldade para mastigar, engolir e falar; e sensação de que há algo preso na garganta.

Fonte: Revista Rede Câncer, edição 19, de setembro de 2012.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Cirurgiã-Dentista Juliane Stivanin da Silva - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo