MEDULA ÓSSEA - DOAR É UMA OPÇÃO, ESCOLHA A VIDA
"Imagine-se procurando ajuda no meio de 100 mil pessoas.
Agora, imagine que, entre essas 100 mil, existe apenas uma que pode ajudar você. E ela é exatamente igual às outras, sem nada que a identifique como sendo a pessoa certa. Difícil, não?
Pois saiba que esta é a situação que um paciente enfrenta ao esperar por um doador de medula óssea. Hoje, a cada 100 mil pessoas, apenas uma é compatível, é necessário aumentar o número de doadores para diminuir essa procura."
Preocupados com isso, a Universidade de Passo Fundo e o Hemopasso realizaram em setembro uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea.
Juliane Sua Dentista descobriu a campanha um pouco tarde, através de um panfleto encontrado na sala de espera de um consultório médico. Mas, conforme diz o próprio material de divulgação da campanha: a coleta continua no hemocentro mesmo após a campanha.
Condições para se tornar uma doador de medula óssea:
- ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
- a apresentação da carteira de identidade e do CPF é indispensável para o preenchimento do formulário com seus dados pessoais.
- após o cadastro das informações, uma simples coleta de sangue será feita para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Sua tipagem HLA e dados serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de´Medula Óssea (REDOME).
- caso a sua medula seja compatível com a de um paciente, você será chamado a fazer novos testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade.
- se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir se fará a doação ou não.
Tire suas dúvidas nos sites do INCA e da Associação da Medula Óssea.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário