quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE

A anamnese (do grego Ana - trazer de novo e Mnesis - memória)  nada mais é do que aquele questionário interminável que se faz na primeira consulta sobre a saúde geral do indivíduo, e que visa revelar, investigar e analisar os sintomas. Ela pode ser chata e cansativa; e muitas vezes profissionais e clientes podem julgá-la desnecessária... 
"- Doutora, pra quê essa perguntação toda só pra fazer um orçamento?"
Pois é... Ela é importante, ou melhor, importantíssima!
Lembra aquela sede insaciável que você esqueceu de contar que sente? Pode ser diabetes...
Lembra que sua mãe conta que quando você era bebê teve um amarelão? Pode ser hepatite...
E assim por diante, qualquer sintoma ou sinal pode ser alguma coisa. Então, conte tudo, mas tudo mesmo, quando a Dentista fizer o tal questionário chato. Ela pode estar te ajudando a descobrir precocemente algum agravo de saúde, e suas informações são importantes para se fazer o planejamento de seu tratamento.
Doenças sistêmicas pré-existentes (diabetes, hepatite, hipertensão, por exemplo) podem interferir no modo como você será tratado (tipo de anestesia que será usada, melhor horário para realizar certos procedimentos, por exemplo), pois elas tem relação com a cicatrização, ou com o sangramento no ato operatório, ou com a chance de você sofrer um desmaio, por exemplo.

Portanto: a anmnese não é bobagem, ela é importante, e você tem o direito de exigir que seja feita.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Cirurgiã-Dentista Juliane Stivanin da Silva - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo