quinta-feira, 22 de março de 2012

PRA QUE SERVE A DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA?

Muitas vezes as pessoas que procuram por um tratamento ortodôntico possuem erroneamente como principal preocupação quanto isso vai custar. Não que este não seja um fator importante, pelo contrário, mas creio que esta não devesse ser a PRINCIPAL preocupação. Enfim, deixemos esta discussão para um próximo post. Esta preocupação financeira envolve o tipo de documentação ortodôntica pedida pelo profissional (alguns pedem mais exames que os outros), pois esta docmentação representa o primeiro gasto com o tratamento.
Nesta etapa é importante que o profissional explique ao potencial cliente os motivos pelos quais está pedindo determinados exames, e que importância isto terá para o desenvolvimento da terapia ortodôntica que ele pretende executar.

terça-feira, 6 de março de 2012

SOBRE MEDO DE DENTISTA E SOBRE COMO SUPERÁ-LO

Ter medo de dentista parece ser uma coisa 'normal', quase todo mundo tem. Alguns chegam a ter pânico, mas o totalmente inverso, gostar de ir ao dentista, são muito poucas as pessoas que afirmam gostar.
E porquê será?
- "Vai doer?" Esta é uma pergunta recorrente nos consultórios, e que ajuda a identificar os clientes que tem medo. O medo de sentir dor no consultório odontológico muito provavelmente seja herança dos tempos nos quais a visita ao dentista acontecia somente como último recurso. Ou, muitas vezes, em locais de mais difícil acesso, no interior, não existia dentista, então, de tempos em tempos, passava um prático itinerante (um barbeiro mesmo), que realizava extrações em massa nas famílias, inclusive extrações desnecessárias, com o intuito de 'prevenir' dor. Sem dúvida estes atendimentos domiciliares deviam ser extremamente dolorosos e traumatizantes, e como traço cultural, o medo de enfrentar este profissional persiste por gerações.
Concordo que alguns procedimentos podem ser desconfortáveis, e até mesmo dolorosos, mas a grande maioria deles pode ser evitada com o simples hábito de escovar os dentes e passar fio-dental! Então, vamos ser razoáveis: não quer passar dor no dentista? Cuida dos dentes meu filho!
Quem já sofreu uma dor de dente causada por um problema bucal não tratado por um dentista sabe que é bem pior do que o tratamento em si, não é?
- Muitas pessoas tem medo é da anestesia, tem pânico de agulha. Há que se esclarecer que nem todo procedimento é doloroso a ponto de exigir bloqueio anestésico. Então, cabe à Sua Dentista conversar com seu paciente e decidir em conjunto qual o melhor momento para se realizar a anestesia, se ambos julgarem-na absolutamente necessária. Algumas pessoas preferem anestesiar antes de qualquer coisa, pois não gostam da sensação de 'dor iminente', ficam ansiosas por pensar que possa doer a qualquer rmomento. Outras preferem anestesia somente 'em último caso', quando a dor realmente estiver presente e seja maior que o seu medo da anestesia, justificando o uso de agulhas. É claro que ninguém vai extrair um dente sem anestesia prévia, mas muita restauração pode ser feita utilizando técnicas modernas e menos invasivas sem precisar anestesiar nadinha!
Sim, sim, eu sei (e não discordo) que o ambiente odontológico por si só (seus sons e cheiros) já é capaz de provocar um certo frio na barriga, mas uma boa conversa sobre isso já pode deixar os ansiosos mais seguros e menos nervosos.

sexta-feira, 2 de março de 2012

SORRISO DO MÊS

3 anos de tratamento ortodôntico. Este foi o tempo dispendido por esta adolescente para abandonar esta situação:

e chegar a esta:
Com direito a aparelho extra-oral e tudo!!!
Parabéns querida pacientinha pelo resultado de nosso esforço conjunto!!!

  ©Cirurgiã-Dentista Juliane Stivanin da Silva - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo